Idosos e sua saúde mental

Um dos fatores que beneficia e muito a saúde mental do idoso é a prática de exercícios. A atividade física promove o crescimento neuronal benéfico ao desenvolvimento cerebral e...

Um dos fatores que beneficia e muito a saúde mental do idoso é a prática de exercícios. A atividade física promove o crescimento neuronal benéfico ao desenvolvimento cerebral e à “Neuroplasticidade”. Outro fator importantíssimo na vida do idoso é a sua alimentação. Uma dieta é benéfica e mantê-los afastado dos açucares é quase impossível, uma vez que chocolates, bolachas, doces, massa e arroz são alimentos associados ao envelhecimento.

Uma vez que eles estão sempre sozinhos, eles comem açucares em geral para ter uma sensação de prazer, pois, na maioria das vezes, encontram-se deprimidos e solitários. A solidão é a porta de entrada para a depressão. Antigamente, o idoso morava com a família, hoje, a família não quer o idoso. Vivemos em uma sociedade em que não aceitamos mais o idoso, pois, parecem que seu ritmo é um atraso na vida daquela família. Em qualquer canto do mundo, o idoso é visto com respeito, pois, possui sabedoria e experiência de vida, mas, em nossa sociedade os velhos têm de agir como jovens, perdendo assim sua identidade e tentando acompanhar as modernidades de botões e chips. A maioria das pessoas passaram a ter medo de envelhecer.

O envelhecimento está ligado ao que não tem mais utilidade, um total descaso, a uma pessoa que vive, na maioria das vezes, em hospitais e com poucos planos de vida. Hoje, surgiu um novo campo de trabalho em razão da falta de tempo, o de “Cuidador de Idosos”.

E aí? Será que você está preparado para tal função? Acha que sim? Vejamos…

As questões que você deverá se responder a seguir lhes dirá se você irá ter ou não sucesso nessa profissão:

  1. Você é uma pessoa paciente?
  2. Você tem animais de estimação?
  3. Você gosta de cuidar de crianças?
  4. Você gosta de se divertir?
  5. Que tipo de lazer você prefere?
  6. Você gosta de ler?
  7. Você gosta de fazer caminhada?
  8. Você gosta de Jogos?
  9. Você tem algum hobbie?
  10. Você tem um relacionamento?
  11. Você tem autocontrole?
  12. Você tem algum tipo de rejeição?

Se em alguma destas perguntas você parou para pensar, então, tá na hora de rever seus conceitos, pois, caso você o faça somente pelo dinheiro, você em pouco tempo irá abandonar o serviço. É preciso muito amor e paciência para cuidar de um idoso. Muitas vezes, alguns idosos voltam ao estágio inicial, e passam a viver como crianças. É preciso ter paciência e gostar muito de crianças.

 

Uma pegadinha é você responder sobre o seu animalzinho de estimação. Vejamos:

 

Se você tem um animalzinho isso mostra que você tem sentimentos e paciência. Se você gosta de um cachorro, por exemplo, você gosta de se sentir protegida, pois, o cachorro certamente ficará ao seu lado e não lhe abandonará jamais.  Caso você goste de um gato, a sua paciência é outra e o seu estado de dependência também muda, pois, o gato não vai ficar ao seu lado porque você quer. Ele vai quando quer e não está nem aí para que você pediu ou fez. Se você tem um peixinho de estimação, isso lhe mostra ser pouco preocupada com o animal, pois, você o alimenta e o esquece. Se o seu caso é um passarinho, nossa, ter um ser vivo preso para ter o seu canto é algo não muito legal, pois, demonstra o quanto egoísta você é.

Percebe as armadilhas?

Se você me responder se gosta de se divertir então tome cuidado com as suas respostas. Sim, eu gosto, eu vou ao forró, ao samba, à gafieira, dançar, enfim, beber. Nenhuma destas danças te isenta de beber. Isso é muito mal. Ninguém vai querer uma pessoa com problemas de álcool para cuidar de seus pais ou avós.

✔ Que tipo de lazer você prefere? Isso me revela a sua cultura e a sua prática rotineira, pois, praticamos aquilo que vivenciamos sem pestanejar.

✔ Você gosta de ler um livro? Isso me diz que você é uma pessoa centrada, consegue se concentrar e ainda tem uma cultura que poderá lhe ser útil a qualquer momento.

✔ Se você gosta de fazer caminhadas, certamente levará o idoso para lhe acompanhar e isso é muito benéfico à ele, no entanto, se você não gosta certamente você não o levará para exercitar-se.

✔ Você gosta de jogos? Isso poderá ser bom ou mal, vejamos porque:

✔ Se você gosta de jogar xadrez, dama, gamão, baralho, coisas do tipo, simplesmente para se divertir, ou seja, sem envolvimento com jogos de azar, ou seja, aqueles em que há uma aposta, então será algo positivo ao seu favor, caso contrário, será muito ruim ter uma pessoa viciada em jogos de azar trabalhando para um idoso. Não é nada confiável para quem contrata.

✔ Você tem um hobbie? Você joga? Pinta quadros? Toca algum instrumento? Escreve poesias? Enfim, pratica algum tipo de hobbie? Isso poderá demonstra as habilidades e conhecimentos que você possui.

✔ Você tem algum relacionamento? Tem um caso, um namorado, um esposo, enfim, alguém que você compartilhe alguns momentos de sua vida? Como é esta pessoa? Este é o maior perigo nas entrevistas, contratar alguém com um relacionamento fora dos padrões da normalidade.

✔ Você tem autocontrole? Como você se comportaria em uma circunstância onde encontraria um corpo na cama ou no chão?

✔ Você teria autocontrole ou começaria a chorar e se desesperar?

✔ Você ligaria para o seu patrão ou não?

✔ Você tem algum tipo de rejeição?

Caso tenha, informe o quanto antes, pois, você não sabe de quem irá cuidar.

E se for justamente de uma pessoa que você não aceita, sei lá, como por exemplo, uma senhora negra, lésbica, alcoólatra e vulgar, ou um senhor alemão defensor de Hitler e da sua filosofia ariana? E aí? Como você irá se sair desta? Se for um cadeirante? Ou um Autista? Você estaria preparado para eles também?

Pense bem no seu perfil…seja sincero(a) consigo mesmo(a), evite problemas…

Categorias
BlogrollIdososVariedades

Criador do Neurotópicos, é Pedagogo, Neuropsicopedagogo e Estudioso de Filosofia Oriental há 30 anos, defende a prática da meditação para uma saúde física e mental plenas. Busca divulgar seu trabalho na área da educação como uma importante ferramenta a educadores.

ARTIGOS RELACIONADOS

  • Neurotópicos: atendimentos

    A Equipe Multidisciplinar NEUROTÓPICOS  tem o prazer de anunciar que à partir do mês de Outubro de 2017, estaremos atendendo crianças, jovens, adultos e idosos que apresentem dificuldades físicas...
  • Enxergando a vida de diferentes ângulos

    Na verdade nós vivemos a realidade que nosso cérebro cria a partir de percepções do mundo exterior. A riqueza do mundo exterior é extremamente vasta para que possa ter...
  • A verdadeira origem do Mal de Alzheimer

    Pesquisadores italianos descobriram a verdadeira origem do Mal de Alzheimer. Diferentemente do que se acreditava até então, a doença não surge na área do cérebro associada à memória, mas...
  • Doença de Alzheimer

    Quem descobriu esta doença foi o Dr. Alois Alzheimer (1864-1915). O Dia Mundial do Alzheimer é comemorado pelas associações 21 de Setembro, quando se reúnem e trocam informações sobre...